Plantio mecanizado de florestas: faça você mesmo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

“O filme mostra passo a passo a aplicação da técnica de plantio de sementes nativas com maquinário agrícola para promover a restauração florestal.

A técnica de plantio mecanizado de florestas, utilizada pelo Instituto Socioambiental (ISA) e instituições parceiras nos trabalhos de restauração florestal realizados no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu, é apresentada em detalhes no vídeo “Plantio mecanizado de florestas: faça você mesmo”.

O vídeo, produzido pela Sertão Filmes, produtora parceira da Campanha Y Ikatu Xingu, tem o intuito de disseminar o uso da técnica do plantio mecanizado de florestas que possibilitou colocar mais de dois mil hectares em processo de restauração florestal na bacia do Rio Xingu, no estado de Mato Grosso.

No plantio mecanizado de florestas, diversas espécies de sementes nativas são misturadas e colocadas em maquinários agrícolas, como a plantadeira e a lançadeira de sementes, para realizar o plantio direto. Essa mistura é chamada de “muvuca” e foi aperfeiçoada pela equipe de restauração florestal do ISA para se adaptar às necessidades da região da bacia do Rio Xingu, que abriga vegetação de cerrado e floresta amazônica. A técnica oferece diversas vantagens, além de ser mais rápida e barata em relação ao plantio de mudas.

A muvuca contém sementes de diversas espécies florestais a leguminosas de adubação verde, como o feijão de porco, feijão guandu e crotalaria, que protegem o solo enquanto as árvores crescem. Ela é normalmente utilizada para o plantio de agroflorestas e, por conter espécies frutíferas, resiníferas, medicinais e madeireiras, pode trazer retorno econômico para o dono da área.”

O vídeo está separado em 3 partes aqui:

Esses vídeos fazem parte do DVD lançado pela campanha Y Ikatu Xingu do Instituto Socioambiental. Veja detalhes de como solicitar o seu DVD ao ISA aqui.

Fonte: ISA

Deixe um comentário: